Pular para o conteúdo principal

Conheça os diferentes tipos de farinha

Conheça os diferentes tipos de farinha

Conheça os diferentes tipos de farinhaAo pesquisar as receitas, você acaba encontrando diferentes tipos de farinha que não sabia que existiam, especialmente nas receitas doces. Cada farinha corresponde a um tipo de preparação e é a escolha certa que dá um toque especial em cada receita.

Um pouco de história, para aprender algo a mais sobre a farinha. 
A farinha é dividida em diferentes tipos dependendo do tipo de preparação, mas podemos dividir em três grupos principais de classificação; farinhas de cereaisfarinha de legumes e farinha de frutos secos. 

Há ainda farinhas animais, preparadas a partir de ossos ou de peixe, mas estes só são utilizadas para a alimentação animal.

Confira as 3 principais categorias e suas farinhas.

1. Farinhas de cereais, as mais suaves

São as farinhas mais comuns porque elas fornecem um sabor muito leve a qualquer receita como bolospanquecasempadão, torta, pão ...

Farinha de trigo

É a mais comum e que tem sido usada desde os tempos antigos em nossas cozinhas. É a farinha usada para bolosmassaspães.
Farinha de trigo

Farinha de espelta

Espelta é uma variedade de trigo (trigo vermelho) muito antiga originária do sudoeste asiático. 
É uma farinha que se destaca por ter um cereal muito enérgico. Nosso corpo digere melhor do que outras farinhas. Tem um gosto doce semelhante a nozes. É usado para pães, molhos mais grossos, entre outras receitas.
Farinha de espelta

Farinha de Milho

Seu uso é conhecido para a preparação de broas e farofasNão contém glúten. A farinha de milho pode ser encontrada em duas cores, branca ou amarela, e na preparação de bolos podem ser misturados com outras farinhas.
Farinha de Milho

Farinha de Centeio

Para dar um toque único a qualquer receita, usamos a farinha de centeio. É uma farinha facilmente reconhecível, porque é uma cor marrom torrado e tem um sabor intenso. Foi amplamente usada na Idade Média, e agora em países escandinavos.
Farinha de Centeio

Farinha de Arroz

É o tipo de farinha adequado para celíacos porque não contém glúten. É ideal para engrossar molhos e para preparação do bechamel ...
Farinha de Arroz

Farinha de Aveia

farinha de aveia contém um elevado teor de fibras e nutrientes. Ideal para panquecas, muffins e cookies. 
Em outros países como os Estados Unidos, a aveia é usada principalmente para o pequeno almoço (café-da-manhã).
Farinha de Aveia

Farinha de Teff

Outro tipo de farinha sem glúten, adequado para celíacos. Rica em triptofano, que promove o sono. Então dê preferencia para fazer as receitas com farinha de Teff a noite.
Farinha de Teff

Farinha de Quinoa

Quinoa é um alimento que contém mais de gordura e de proteína do que qualquer outro cereal. É um produto que pode ser consumido pelos celíacos e pode ser feito perfeitamente em casa. É ótimo para fazer pãomassa ou almôndegas.
Farinha de Quinoa

2. Farinha de legumes, ótimo para céliacos

Estas farinhas são deliciosas para qualquer receita e dão um sabor único aos pratos. Eles também são perfeitas para os celíacos.

Farinha de Grão de Bico

A farinha de grão de bico é conhecida por ser nutritivasaborosa e tem uma textura muito fina. É bem conhecido na culinária indiana. Graças à sua textura cremosa, você pode misturar com líquidos, como por exemplo, nas receitas de molhosbechamel e outros cremes.
(Fonte da foto: Sabores Andinos)
Farinha de Grão de Bico

Farinha de Soja

Cada vez mais, a farinha de soja é utilizada nas receitas de pães pois permite um crescimento (do pão) sem usar muita levedura/fermento. Por isso é perfeita para fazer pão caseiro para celíacos.
Farinha de Soja

3. Farinha de amêndoas

Farinha por excelência é a farinha de amêndoas utilizada como um substituto da farinha de trigo, pois não contêm glúten ou gordura, por isso é adequado para diabéticos. Você pode usá-lo para fazer bolosmuffinsbiscoitos e também para a massa da quiche. 
(Fonte da foto: Mercado Livre)
3. Farinha de amêndoas
Fonte: PetitChef
colocar aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Móveis para casa de bonecas de papel ou papelão - Parte 1

DIU de Cobre - Minha Experiência

Festa Infantil "Angry Birds"